O futuro é compartilhar

Nas últimas décadas, a sociedade tem enfrentado diversos desafios e transformações, como crises econômicas, superpopulação e os altos impactos ambientais do nosso sistema de consumo, assim como o advento das novas tecnologias e da conexão global promovida internet. Com tanta coisa acontecendo, uma resposta simples vem se tornando cada vez mais popular no combate a estas adversidades e na busca por um mundo melhor: compartilhar.

A economia compartilhada, ou consumo colaborativo, é uma forma moderna e muito vantajosa de mudar nossa relação com os bens e produtos, deixando de lado a atual abordagem de consumo em massa para evitar o desperdício de materiais e espaços. Este conceito, além de muito mais sustentável e econômico, também promove a qualidade de vida e a integração – incentivando a criação de um ambiente mais saudável para todos e em todos os aspectos.

Ficou interessado? Neste artigo, vamos explorar o tema do compartilhamento e do coliving, mostrando como este modelo diferente de consumo de produtos e espaços pode ser benéfico para toda a sociedade. Confira a seguir o que é a economia compartilhada e descubra porque o futuro é compartilhar.

O que é a economia compartilhada?

A economia compartilhada, também conhecida como economia colaborativa ou consumo colaborativo, é o conceito que põe em prática a ideia de compartilhar para diminuir os impactos ambientais e sociais do nosso modelo de consumo. Na prática, pode ser mais fácil de entender ao resumir o conceito em um pequeno exemplo: se você quer pendurar um quadro na parede, você precisa de um furo – e não da furadeira.

A ferramenta, que após adquirida costuma ser muito pouco usada, poderia ser emprestada por um amigo ou locada por um serviço de terceiros. No fim das contas, isso sairia muito mais barato para o usuário, que não tem mais a necessidade de comprar uma furadeira para uma utilidade pontual, e é muito mais ecológico: em vez de cada pessoa ter uma furadeira em casa para a eventual necessidade de fazer um furo, todas estas pessoas poderiam se beneficiar de uma única ferramenta que pode ser utilizada por todos.

Esta é a ideia por trás de vários serviços, como o Uber e o Airbnb, por exemplo. É conectar quem tem um bem, serviço ou espaço a compartilhar – como um carro ou um apartamento – a quem precisa consumir este tipo de recurso.

Como este conceito se aplica a imóveis?

A ideia de compartilhar é empregada nos imóveis principalmente através do nome de coliving. O coliving tem como principal objetivo disponibilizar produtos, serviços e espaços que podem ser aproveitados em coletividade por todos os usuários do imóvel, assim como o Uber e o Airbnb proporcionam para o público em geral.

Isso pode se traduzir em inúmeras aplicações. Podem ser criados espaços compartilhados para área de lazer ou de estar, lavanderias coletivas, salas de coworking, hortas coletivas, e até mesmo refeitórios a serem utilizados por todos os usuários. Da mesma forma, podem ser disponibilizados objetos e serviços para todos, como uma sala de ferramentas, equipamentos para a horta ou bóias para a piscina coletiva.

Quais as vantagens de compartilhar?

São muitas as vantagens promovidas pelo conceito de compartilhar. Enquanto os principais pontos altos da economia compartilhada são a promoção de uma forma de vida mais sustentável ao diminuir o desperdício e a maior economia financeira para os usuários proporcionada pelo uso mais inteligente dos recursos, existem vários outros benefícios que podem ser citados.

O modelo promove acesso a locais e serviços de alta qualidade, preparados para receber e atender as necessidades de várias pessoas. Ao comprar uma máquina de lavar roupa para uma casa particular, por exemplo, dificilmente será possível investir em um produto com tecnologia de ponta por conta do seu alto valor. Em um espaço colaborativo, a necessidade de servir a uma grande demanda faz com que sejam empregados recursos de maior qualidade, o que significa que você terá acesso a máquinas, ferramentas e espaços melhores.

Quando falamos de imóveis, outra vantagem se destaca: o acesso a áreas melhores dentro da cidade, e a menor necessidade de locomoção. Um residencial com lavanderia compartilhada, por exemplo, faz com que não seja mais necessário ter um espaço reservado à máquina de lavar e à secadora dentro do apartamento, o que diminui a sua área total – e, consequentemente, seu preço.

Assim, os bairros centrais da cidade podem ser mais bem aproveitados e a custos mais acessíveis, o que torna possível morar em um local mais perto de diversos serviços e facilidades, ou do seu trabalho. Isso faz com que as pessoas precisem fazer viagens menores na sua rotina, diminuindo o tempo que perdem diariamente com isso e as emissões causadas pelo seu transporte.

Além disso, o modelo colaborativo também combate o isolamento, outro grande vilão da sociedade atual. Os espaços e serviços compartilhados incentivam a interação com outras pessoas e aumentam o senso de comunidade dos usuários, o que promove mais saúde mental e evita doenças psicológicas causadas pela solidão. Assim, é seguro afirmar que a economia compartilhada é sinônimo de qualidade de vida para seus praticantes e usuários.

As soluções dos empreendimentos Edificart

Na Edificart, somos comprometidos em criar empreendimentos de qualidade para impactar profundamente a vida dos seus usuários. Em nossos lançamentos, empregamos o conceito de compartilhar em diversas soluções modernas e criativas, pensadas para trazer mais qualidade de vida para todos.

São espaços como um roof top arborizado, perfeito para assistir um pôr do sol em família, fazer um piquenique ou empinar pipa com seu filho. Também criamos uma praça dentro do seu empreendimento, que você pode utilizar para ler um livro, cultivar alimentos orgânicos na horta coletiva, ou planejar encontros com seus amigos e vizinhos. Você também pode encontrar um espaço gourmet e ou sair para passear com bicicletas coletivas disponibilizadas pelo empreendimento.

São muitas ideias feitas pensando em você. Visite o site da Edificart para conferir os nossos empreendimentos e conhecer todos os benefícios que oferecemos aos nossos moradores. Esperamos você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − três =

plugins premium WordPress

Tenho interesse