Investimento imobiliário: dicas para investir no seu primeiro imóvel.

Investir no primeiro imóvel é a realização de um sonho para muita gente, e com razão. Ter o seu próprio imóvel pode trazer muitos benefícios para qualquer um, seja encontrando um novo lar de qualidade para a sua família ou fazendo um investimento que protege o seu dinheiro e oferece um bom retorno financeiro para as suas economias.

No entanto, é comum encontrar dificuldades para entrar no mercado imobiliário, tornando o processo de investir em uma propriedade um tanto quanto intimidador. Apesar disso, fazer o seu investimento não é tão difícil quanto parece – basta ter uma certa dose de paciência e cuidado para se precaver em todas as etapas do negócio.

Para ajudar você nesta jornada, preparamos este artigo com os principais cuidados que você deve ter ao decidir fazer um investimento imobiliário. Confira a seguir 6 dicas para investir no seu primeiro imóvel com segurança e garanta o sucesso do seu novo negócio.

Dica 1: comece com um bom planejamento

Antes de mais nada, para investir no seu primeiro imóvel é fundamental começar pela parte do planejamento. É necessário fazer uma análise orçamentária para avaliar a sua capacidade de investimento, estudando vários quesitos: quais os seus limites financeiros, se suas economias conseguem comportar a compra de um imóvel à vista, ou a quantia que você pode dar de entrada, por exemplo.

Caso haja a necessidade de um financiamento, faça uma pesquisa completa entre diversas instituições para descobrir qual oferece as melhores condições de crédito imobiliário. Em alguns casos, a própria construtora oferece opções de financiamento e, como tem interesse em vender seus produtos, normalmente oferece premissas mais flexíveis para os seus clientes do que o banco ou os consórcios.

Nesta fase, também é importante prever uma reserva de segurança para evitar problemas financeiros que possam gerar complicações no seu primeiro imóvel. Assim, guarde uma parcela das suas economias capaz de prover todas as necessidades da sua família por alguns meses, e garanta a saúde do seu investimento mesmo em caso de algum imprevisto.

Dica 2: defina que características você quer no imóvel

O segundo passo é definir mais claramente quais as suas expectativas com o investimento em seu primeiro imóvel. Você quer comprar uma nova casa para a sua família, ou pretende adquirir um imóvel para locação? Quantos quartos deve ter a residência? Em que área da cidade você deseja investir? Imóvel novo ou usado? E o número de vagas de garagem?

São muitas as características que você deve considerar. No entanto, vale a pena considerar com cuidado as suas necessidades e ter uma boa ideia das suas preferências para o investimento, pois todas essas informações serão úteis na hora de conferir o que o mercado está oferecendo.

Dica 3: pesquise o mercado

Agora que você já tem uma boa ideia do que procura e do quanto pode pagar, é hora de explorar as opções do mercado. Como se trata do seu primeiro imóvel, as chances são que você tem pouca experiência com a área imobiliária e, por isso, esta etapa se torna ainda mais importante.

Converse com corretores, acesse o site de imobiliárias, conheça as construtoras da cidade e visite diversas propriedades antes de tomar uma decisão. Compare os valores dos bens disponíveis e em construção, e tenha especial cuidado para observar bem cada um dos imóveis, procurando por sinais de patologias ou maus cuidados, como manchas no acabamento, rachaduras e riscos. Com uma boa pesquisa, você aumenta as suas chances de encontrar um local de qualidade e por um preço justo para ser o seu primeiro imóvel.

Dica 4: não tenha pressa para fechar o negócio

É comum que a empolgação e o nervosismo por fazer um investimento subam à cabeça e deixem o emocional tomar conta, especialmente quando se trata do primeiro imóvel. No entanto, a decisão de comprar uma propriedade deve ser racional, pesando com cuidado os vários aspectos do investimento e evitando se apressar para fechar o negócio. Não seja impulsivo e tome especial cuidado com vendedores ou corretores que tentam pressionar uma decisão precipitada.

Dica 5: atenção redobrada para a segurança da transação

O investimento em imóveis costuma envolver uma certa dose de burocracia. Pesquise na internet como funciona o processo de compra, converse com amigos e familiares sobre suas experiências ao adquirir bens imobiliários, e tenha atenção especial para escolher empresas confiáveis para investir no seu primeiro imóvel. Leia com muito cuidado o contrato de compra, e peça para conferir documentos como a Matrícula e a Certidão de Ônus Reais no caso de propriedades usadas para garantir que não existem pendências legais que podem gerar complicações no seu investimento. Em caso de dúvida, não hesite em pedir ajuda para um profissional da área, pois este investimento pode poupar ainda mais gastos e dor de cabeça posteriormente.

Dica 6: pense no futuro

Um imóvel é um bem durável que, se desejar, você pode manter por toda a vida e passar como herança para os seus filhos. Por isso, não cometa o erro de pensar somente no presente ao decidir por uma propriedade para o seu investimento. Considere bem o uso que pretende dar para ele, a possibilidade de ter uma família maior em um futuro próximo, ou o desejo de comprar mais um carro, por exemplo.

A Edificart é uma empresa de credibilidade no ramo imobiliário, e referência na área pela qualidade dos seus imóveis. Visite nosso site para conferir os empreendimentos que já temos disponíveis no mercado e os próximos lançamentos. Venha investir no seu primeiro imóvel com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − dezesseis =

plugins premium WordPress

Tenho interesse