11MAI

Como ser um corretor de imóveis de sucesso

Todo corretor de imóveis sonha com uma carreira bem-sucedida. No entanto, encontrar a chave para o sucesso pode ser mais difícil do que o esperado, pois o cotidiano de um corretor é pontuado por vários desafios que devem ser superados no caminho para o êxito.

Na verdade, tudo se resume a aprendizado e experiência. Não existe uma receita mágica para o sucesso, e o crescimento profissional vem quando você é capaz de aplicar os seus conhecimentos para garantir um atendimento diferenciado para os seus clientes. Trata-se de proporcionar soluções e qualidade de vida, não apenas vender imóveis.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como alavancar o seu desenvolvimento profissional para sair da estagnação e alcançar o seu potencial de vendas. Confira a seguir como ser um corretor de imóveis de sucesso e aumente a sua competência como profissional!  

Defina um nicho de mercado

Ninguém é capaz de abraçar o mundo. Cada vez mais, é necessário se especializar para estudar mais a fundo o seu nicho de trabalho e aumentar o seu conhecimento a respeito da área. Como resultado, é possível alavancar a qualidade do atendimento e garantir uma maior percepção de valor por parte dos seus clientes, que se sentirão beneficiados ao contar com um corretor de imóveis com ampla experiência no seu tipo de negócio.

O ramo imobiliário é bastante abrangente, contando com muitos tipos de mercados diferentes. Assim, é possível escolher a sua área de maior afinidade para aprofundar cada vez mais o seu trabalho. Existem corretores especializados em transações de imóveis residenciais, comerciais, galpões, áreas industriais, áreas rurais, de veraneio... As opções são múltiplas! Basta escolher e buscar se especializar.

Entenda de pessoas!

Para ser um corretor de imóveis de sucesso, não basta ter conhecimento sobre o mercado imobiliário. É necessário entender de pessoas!

Na prática, isso se traduz em vários cuidados. Saber reconhecer expressões faciais e linguagem corporal é uma ótima maneira de melhorar a sua comunicação com o cliente em atendimentos presenciais, assim como a prática da empatia e de técnicas de programação neurolinguística. No entanto, para garantir uma boa conexão com os consumidores, é importante ir além: busque entender a fundo suas motivações e necessidades, e apresente a ele não apenas um imóvel – mas sim uma solução para seus problemas e um incremento de valor para o seu negócio ou qualidade de vida.

Saiba negociar

Saber negociar é outra habilidade essencial em um corretor de imóveis. Muitas vezes, a parte da negociação pode se tornar um momento tenso que põe em risco todo o seu trabalho de apresentação do imóvel e de relacionamento com o cliente. Mas como evitar que isso ocorra?

Primeiramente, você deve saber claramente os valores que podem ser negociados, como a quantia máxima que o cliente pode pagar e o valor mínimo que o proprietário aceita receber. Para que a negociação seja bem-sucedida, é importante que ambas as partes confiem no seu trabalho. Assim, seja sincero com os envolvidos, demonstre confiança e conhecimento a respeito de custos adicionais, e auxilie no processo de contrapropostas.

Use a tecnologia para criar um relacionamento com o cliente

A tecnologia é uma grande aliada de qualquer corretor de imóveis. Com ela, você pode adquirir mais informações a respeito do cliente e estreitar o seu relacionamento, transformando estes aspectos em um atendimento diferenciado e personalizando o serviço para aumentar as chances de uma venda fechada e um cliente satisfeito.

Você pode fazer isso de várias maneiras diferentes. Use as redes sociais e mecanismos de pesquisa para aprender sobre os seus clientes. Adicione uma sessão de cadastro no seu site para fazer a gestão de CRM, acompanhando as pesquisas e preenchimento de formulários que os consumidores fazem no seu site. Empregue ferramentas como Whatsapp e Telegram para criar um canal de comunicação direto com estas pessoas, tornando o atendimento ainda mais pessoal e aumentando os níveis de confiança com uma boa disponibilidade. Utilize a tecnologia a seu favor!

Planeje bem a sua semana

A qualidade do atendimento é um ponto essencial para qualquer corretor de imóveis bem-sucedido e, para isso, é necessário demonstrar interesse nas necessidades do cliente, estar sempre presente e não perder compromissos. Desta forma, não pode faltar uma boa dose de organização e planejamento para manter a sua agenda sempre em dia.

Utilize calendários e lembretes para não esquecer de atendimentos ou visitas marcadas. Você também pode usar alarmes para lembrar de mandar mensagens periódicas para potenciais clientes e das datas de entrega de documentos e propostas.

Pratique a resiliência

A resiliência é a capacidade de superar os desafios e adversidades encontradas pelo caminho. Pratique a resiliência para alcançar o sucesso como corretor de imóveis, não desanime frente às dificuldades da profissão e não desista de seus clientes ao receber uma negativa. Persista sempre no intuito de ajudar os seus clientes!

A parceria com uma construtora ou incorporadora pode levar o seu atendimento para o próximo nível com o acesso a materiais de apoio e imóveis de qualidade para os seus clientes. Aqui na Edificart, nós trabalhamos com colaboradores para levar ainda mais excelência ao mercado imobiliário! Entre em contato e tire suas dúvidas sobre nossa parceria.