Como saber o potencial de valorização de um imóvel?

Uma das maiores dúvidas de quem está buscando entrar no mercado imobiliário a respeito do potencial de valorização de um imóvel.

A compra de uma propriedade é um investimento para o futuro e, por isso, entender como funcionam os processos de valorização é muito importante para garantir uma escolha acertada a longo prazo.

Na verdade, existem muitas variáveis que podem influenciar no potencial de valorização de um imóvel, que podem impactar profundamente no interesse que ele irá despertar no mercado no futuro.

Porém, compreendendo um pouco mais sobre estes critérios, é possível tomar decisões mais seguras e utilizar este mesmo conhecimento para várias outras atividades – afinal, são estes aspectos que serão utilizados para analisar a precificação de diferentes propriedades e avaliar itens importantes antes de fazer a sua compra.

Pensando nisto, preparamos este artigo para ajudar você a entender como alguns critérios influenciam em todos estes processos.

Veja a seguir como saber o potencial de valorização de um imóvel e aprenda a analisar os principais aspectos de uma propriedade imobiliária.

Boa localização

A localização é um dos aspectos primordiais no potencial de valorização de um imóvel. Propriedades que se localizam em áreas privilegiadas têm o benefício de contarem com o interesse dos clientes por conta das facilidades que o bairro tem a oferecer, como a proximidade a lojas, serviços e áreas públicas de qualidade.

Além disso, estas regiões costumam se manter valorizadas ao longo do tempo, com comércio saudável e bastante demanda por imóveis.

Características do imóvel

As próprias características da propriedade interferem profundamente no potencial de valorização de um imóvel. O tamanho da edificação, idade da estrutura, padrão de acabamentos e as condições de conservação, entre outros aspectos, são muito importantes na hora de valorizar uma construção.

Um imóvel novo, com padrão estético superior e grande qualidade de acabamentos vai ser muito mais valorizado do que outra propriedade similar na mesma área que não atende estes quesitos. É por este mesmo motivo que as reformas e remodelações podem ser muito úteis quando falamos de valorizar um imóvel.

Diferenciais de mercado

Os diferenciais são aspectos que destacam a propriedade de outras similares, o que aumenta o interesse do mercado no seu bem e influencia positivamente no potencial de valorização de um imóvel.

Estas são as características que garantem a preferência dos clientes e fazem com que estejam dispostos a pagar mais para terem acesso ao conforto e exclusividade que elas geram.

Os diferenciais podem ser várias coisas diferentes. Para um imóvel residencial, pode ser uma área gourmet, piscina, ou uma vista privilegiada, assim como o acesso a atividades de lazer oferecidos pelo condomínio em que o bem se localiza.

Uma propriedade que oferece opções de personalização também se destaca, pois garantem que cada proprietário poderá adaptar o espaço ao seu uso particular.

Situação legal

A situação legal de uma propriedade também pode alterar o seu potencial de valorização. Um imóvel em situação irregular ou com problemas na documentação pode gerar muitas despesas e requerer um período significativo de tempo para que seja atualizado.

Isso faz com que ele perca atratividade para os clientes, que não estarão mais tão dispostos a adquirir ou utilizar uma propriedade que não está com tudo em dia e pode ocasionar problemas posteriormente.

Por isso, garantir que está comprando um imóvel regular e sem problemas no histórico da matrícula é importante para assegurar seu potencial de valorização no futuro.

Infraestrutura do entorno

A qualidade da infraestrutura pública ao redor também influencia no potencial de valorização de um imóvel.

Por exemplo, ninguém se interessaria em pagar por uma suíte de luxo que fica em uma rua esburacada, suja, com depósitos de lixo e sem iluminação, não é mesmo?

Por isso, é importante dar atenção também à qualidade das vias do entorno, facilidade de acesso a outras áreas da cidade, proximidade de praças ou parques, limpeza geral da região, e iluminação das ruas durante à noite, entre outros aspectos gerais de boas condições do bairro.

Segurança dos usuários e bens

Os índices de crime e violência dentro das cidades têm tornado a segurança um item relevante no potencial de valorização de um imóvel.

Propriedades que estão em áreas com menor incidência de criminalidade e boa iluminação nas vias são preferenciais tanto para imóveis residenciais quanto comerciais.

Da mesma maneira, a presença de câmeras de vigilância, portaria 24 horas, cercas elétricas e rondas de agências de segurança privada são itens muito requisitados pela proteção que oferecem aos usuários destes espaços.

Para comprar o seu imóvel com sucesso, é necessário ter planejamento e contar com a ajuda dos profissionais certos.

Realize seu sonho de comprar um imóvel com a Edificart, uma empresa com vários anos de realizações no mercado.

Confira o nosso site e conheça nossos empreendimentos recheados de comodidades e diferenciais. Esperamos você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

plugins premium WordPress

Tenho interesse