Como investir em apartamentos para locação

O investimento imobiliário é uma das aplicações financeiras mais tradicionais, muito procurado por quem busca estabilidade e segurança com bom retorno monetário. Por isso, nós da Edificart conversamos com frequência com pessoas interessadas em adquirir o seu apartamento em Itajaí para aplicar o seu capital em um investimento sólido e rentável, mas que precisam de ajuda para realizar o sonho do primeiro negócio imobiliário.

Assim, elaboramos este material para ajudar a todos que estão interessados em investir em apartamentos para proteger o seu capital e gerar renda com o aluguel. Neste artigo, vamos dar 5 dicas importantes para garantir um negócio seguro e bem-sucedido.

Confira a seguir como investir em apartamentos para locação e descubra como adquirir o seu apartamento em Itajaí para multiplicar o seu patrimônio!

Comece pelo início

Muitas pessoas, ao decidirem investir, já querem pular para a parte de comprar o imóvel e conquistar os primeiros inquilinos. Essa prática é perigosa, pois sem a correta preparação qualquer pequeno imprevisto pode comprometer todo o sucesso do seu negócio.

Antes de mais nada, é necessário organizar o orçamento familiar e fazer um planejamento financeiro consistente, com previsão de quanto dinheiro pode ser investido por mês e uma reserva significativa de capital para amortecer qualquer despesa inesperada. Além disso, é importante buscar conteúdos para aprender sobre o tema do investimento imobiliário e fazer uma intensa pesquisa de mercado, usando a ajuda da internet e de corretores ou imobiliárias para adquirir dados do mercado local e das suas opções de investimento para garantir a melhor escolha.

Defina em que tipo de imóvel investir

Uma das maiores vantagens de investir em imóveis é a grande variedade de negócios a escolher. Quando falamos de apartamentos, estamos no ramo dos imóveis residenciais, e entender seus benefícios é importante para saber como tirar o máximo proveito dos seus negócios.

Enquanto as propriedades comerciais costumam oferecer boas taxas de rentabilidade para o investidor e a possibilidade de contratos mais longos, os imóveis residenciais tendem a ser mais fáceis de se manter locados e são investimentos sólidos mesmo em momentos de crise – ou seja, garantem o retorno da renda mesmo em cenários econômicos instáveis e desfavoráveis. Afinal, a moradia é um item de primeira necessidade para qualquer um, não é mesmo?

Mas, mesmo entre os imóveis residenciais, existem várias modalidades de locação que podem ser exploradas: a tradicional, com contrato tradicionalmente anual; a short stay, que permite várias pequenas locações por curtos períodos e a preços mais elevados; a temporada, comum especialmente em regiões com procura sazonal como os litorais; entre outras.

Para cada um destes tipos de locação, existem os apartamentos mais indicados aos seus objetivos. Para quem procura um apartamento em Itajaí para aluguel tradicional, por exemplo, os imóveis mais espaçosos e com facilidades para o morador tendem a ser mais vantajosos. Já para uma unidade de short stay, em que o locador somente ocupará o espaço por alguns dias ou semanas, um pequeno studio ou loft pode ser muito mais atraente.

Aprenda a escolher um bom apartamento em Itajaí para investir

Saber avaliar a qualidade de um determinado apartamento também é essencial para garantir um bom negócio. Antes de comprar é importante visitar a propriedade pessoalmente e observar alguns critérios, como a idade da construção, localização, estado de conservação, padrão estético dos acabamentos, e a situação da infraestrutura do entorno. 

Estes critérios não apenas serão relevantes para atrair clientes, mas também para saber avaliar se o preço do imóvel é justo ou não.

Invista com inteligência

Buscar entender o público do seu investimento e procurar imóveis de qualidade e com facilidades é a chave para ganhar a preferência dos seus potenciais clientes em relação a outros imóveis disponíveis no mercado para locação. 

Antes de investir, tente entender seu público-alvo e procure por propriedades com as características que mais devem agradá-lo. Um imóvel com vários quartos, para uma família, provavelmente irá se beneficiar de um bairro calmo e próximo a boas escolas, por exemplo, enquanto um loft para short stay poderá ter vantagem em se localizar próximo a centros comerciais ou de negócios.

Saiba calcular a rentabilidade do negócio

Entender o cálculo básico de retorno do investimento com o valor do aluguel ajuda muito a avaliar o preço do imóvel e se programar para o futuro, e é muito simples de fazer. Imagine que você adquiriu um apartamento em Itajaí por R$ 500.000,00 – e que seu valor de locação é R$ 3.000,00 mensais. 

Para saber qual o rendimento mensal, basta multiplicar o valor do aluguel por 100, e dividir o resultado pelo investimento inicial. Neste caso, o rendimento é de 0,6% ao mês, ou 7,2% ao ano.

Nos últimos 4 anos, 100% das unidades dos empreendimentos Edificart foram vendidas antes da entrega das obras. Com 14 anos de experiência de mercado, nossa construtora e incorporadora conhece as preferências do público e sabe apresentar as inovações certas para garantir o sucesso dos nossos investidores. 

Visite nosso site para conhecer nossos últimos lançamentos, e entre em contato com a nossa equipe. Vamos fazer bons negócios juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 6 =

plugins premium WordPress

Tenho interesse