Investimentos imobiliários: saiba como funcionam os lucros para investir em imóveis em Itajaí

Já falamos em vários artigos aqui no blog sobre as vantagens de investir em imóveis em Itajaí. Além de ser uma cidade com bom potencial econômico, ela oferece muitas vantagens quanto a qualidade de vida e localização privilegiada, próxima a várias outras cidades relevantes para o estado e para o país. Por conta disso, ela tem atraído muitos moradores e investidores interessados em se beneficiar também de todos estes aspectos.

No entanto, muitas pessoas que pensam em investir se sentem desmotivadas por não compreender bem os processos financeiros que um negócio imobiliário envolve, o que as leva a desistir da possibilidade de gerar uma boa renda para a família e garantir a segurança financeira a longo prazo. Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a entender melhor como funcionam os lucros de investimentos em imóveis e perder o medo de entrar no mercado.

Veja a seguir como descobrir os lucros de um investimento com as suas taxas e prazos de retorno e dê mais um passo para concretizar os seus negócios com imóveis em Itajaí.

O que são as taxas e os prazos de retorno?

A taxa ou retorno de investimento é uma métrica utilizada no mundo dos negócios para indicar o rendimento de uma aplicação. Para isso, ela leva em consideração o custo total investido e o retorno financeiro que o investimento pode dar ao proprietário. O prazo de retorno, por sua vez, é o tempo que o investimento necessita para que o lucro recebido compense o valor aplicado no negócio pelo investidor.

Quando se trata de investimentos imobiliários, como o caso de quem investe em imóveis em Itajaí, o retorno pode ser obtido de duas formas: venda e locação. Vamos ver a seguir como funcionam os lucros e o prazo de retorno para as duas modalidades de investimento a seguir.

Como calcular os lucros dos investimentos imobiliários para venda?

As taxas e o prazo de retorno de investimentos para venda são bem simples de calcular. Vamos supor, a título de exemplo, que um dos seus imóveis em Itajaí teve um custo inicial de 200 mil reais. Após 5 anos de valorização, você vende a mesma propriedade por 250 mil – com um lucro bruto de 50 mil reais. Deste valor, ainda devem ser descontadas outras despesas como taxas e impostos, por exemplo, que não vamos considerar por serem valores variáveis.

Para saber o lucro em pontos percentuais, basta multiplicar o valor da venda por 100, e dividir pelo custo inicial do investimento. Neste caso hipotético, a rentabilidade do negócio foi de 125% – ou seja, você saiu do investimento com 25% do valor do negócio de lucro. Podemos descobrir também a taxa de retorno do negócio, dividindo este resultado pelo tempo em que queremos determinar. Ao dividir por 5, concluímos que a taxa de retorno foi de 5% ao ano, ou de 0,42% ao mês, dividindo por 60.

Como funciona o retorno de imóveis para locação?

No caso dos imóveis para locação, o processo é bem similar. Como exemplo para este cenário, vamos supor desta vez que você adquiriu um dos seus imóveis em Itajaí por 200 mil reais e, em vez de vendê-lo, locou o espaço por 15 anos em troca de um aluguel de 900 reais. Para saber a sua taxa de retorno, você só precisa multiplicar o valor do aluguel por 100 e dividir o resultado pelo custo do imóvel. Neste caso, a sua rentabilidade mensal é de 0,45% – ou 5,4% ao ano.

Para saber o prazo de retorno do negócio, queremos descobrir quanto tempo levará para que o lucro compense o custo inicial investido. Assim, vamos dividir 100 pela rentabilidade mensal do negócio para concluir que serão necessários 18 anos e meio para receber em aluguel todo o valor aplicado. No entanto, é importante lembrar que neste caso também existem outros custos, como taxas, impostos ou outras despesas que não consideramos no exemplo.

Além disso, o seu lucro não deve ser considerado somente com base no que recebe como locação. O imóvel mantém o seu valor de mercado ao longo do tempo, com pequenas variações de acordo com a valorização ou desvalorização da construção e da área. Ao fim dos 15 anos, você não apenas terá recebido 81% do valor investido em aluguel, mas também ainda será proprietário de uma propriedade que vale em torno de 200 mil reais. Este é o motivo pelo qual os investimentos imobiliários são tão valorizados como negócios de longo prazo: seu potencial de retorno é muito grande ao longo dos anos.

Sem dúvida, encontrar empreendimentos de qualidade e com bom potencial de valorização é a melhor forma de garantir lucros com investimentos imobiliários. Visite o site da Edificart para conhecer o nosso trabalho e conferir os lançamentos de imóveis em Itajaí que estão disponíveis para negociação. Venha investir com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

plugins premium WordPress

Tenho interesse