Série Morar em Itajaí: Como é viver em Itajaí?

Quando o assunto é qualidade de vida e desenvolvimento, Itajaí é sem dúvida uma das melhores cidades para se morar no Brasil. Com economia forte e localização privilegiada, a cidade também conta com praias encantadoras e muitas outras vantagens que vêm atraindo cada vez mais pessoas interessadas em viver em Itajaí.

Por isso, a Edificart está preparando uma série de artigos e vídeos para auxiliar a decisão de quem está pensando em se mudar para a cidade, e apresentar os encantos de Itajaí para quem ainda não conhece. Nesta sequência de materiais, vamos falar a fundo sobre tudo o que a cidade tem a oferecer e explicar as melhores áreas da cidade para se morar.

Neste primeiro artigo, vamos introduzir esta série com uma visão geral da cidade e começar a responder a pergunta: afinal, como é viver em Itajaí? Continue lendo e descubra!

Conheça Itajaí

Itajaí é uma cidade localizada no litoral de Santa Catarina, com 288.400 km² de extensão. Inicialmente colonizada por portugueses, a cultura açoriana ainda é muito presente na cidade, como no festival da Marejada – a maior festa brasileira do pescado, e que conta com a cultura luso-açoriana na gastronomia, apresentações artísticas e feiras. Segundo o levantamento do IBGE, em 2019 a cidade abrigava cerca de 220.000 habitantes.

Praias e belezas naturais

Itajaí é abençoada pela natureza, contando com lindas praias de água cristalina e áreas de preservação permanente da mata atlântica – lar de espécies nativas e muita tranquilidade no meio ambiente imperturbado pela presença humana. Mas não pense que viver em Itajaí é só calmaria e quietude: são vários os atrativos turísticos e opções de lazer que atraem muitos visitantes para a cidade, como o centro comercial e a Praia Brava. Assim, Itajaí possui um ótimo equilíbrio entre agitação e tranquilidade, com alternativas de entretenimento tanto em dias de descanso quanto em dias de animação.

Economia

Além de ser muito próxima a vários pontos econômicos importantes do estado, como Blumenau e Balneário Camboriú, a economia forte e desenvolvida da cidade é um dos principais motivos que atraem os interessados em viver em Itajaí. Marcada profundamente pela cultura da pesca, a cidade conta com o maior porto pesqueiro do país, sendo o segundo maior porto em movimentação de cargas e o maior exportador de carnes congeladas do Brasil.

A frota de pesca de Itajaí responde por 20% de toda a produção nacional, sendo responsável por 55% do mercado de pesca do país. Por estes motivos, Itajaí ocupou o segundo lugar no ranking dos maiores PIBs de Santa Catarina, e se tornou a nona cidade do Brasil com maior arrecadação per capita em 2019. No entanto, cada vez mais a área também vem se destacando no setor digital, com grande aparecimento de empresas de tecnologia. Na prática, isso se traduz em oportunidades de emprego e de crescimento dos negócios, com um terreno fértil e propício para o seu desenvolvimento financeiro.

Qualidade de vida

Outra grande vantagem de viver em Itajaí é a qualidade de vida. A cidade é conhecida pelos seus bairros bem estruturados e mobilidade urbana eficiente, com infraestrutura pública de qualidade e unidades básicas de saúde em bom estado. Além disso, Itajaí também é referência na área da educação, com escolas públicas consideradas acima da média dos outros estados brasileiros e lar da Univali, uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras. Tudo isso contribui para o altíssimo Índice de Desenvolvimento Humano da cidade, que conta com um IDH de 0,847.

Venha viver em Itajaí!

Itajaí é o lugar certo para aproveitar a vida. Seja para se beneficiar das oportunidades de trabalho que a economia local proporciona, proporcionar para a sua família uma rotina com alta qualidade de vida ou aproveitar a aposentadoria em um lugar cheio de belezas naturais, viver em Itajaí traz muitas vantagens! Os habitantes são acolhedores e receptivos e a área de negócios e comércio é muito bem-estruturada, oferecendo um leque de oportunidades para a sua vida.

Que tal conhecer melhor a cidade e tudo o que ela tem a oferecer? Acompanhe nossa série e aprenda mais sobre todas as vantagens de viver em Itajaí!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + vinte =

plugins premium WordPress

Tenho interesse