06ABR

Como adotar um estilo de vida mais sustentável?

No dia a dia, ter um estilo de vida sustentável significa ser cauteloso e consciente de como interagimos com nossos objetos, transportes diários, compras e muito mais. Significa restringir nossos hábitos de gastar, seja dinheiro ou energia, para proteger e recuperar o meio ambiente. É reconhecer que alguns recursos são finitos, e que nossos hábitos podem impactar o planeta muito mais profundamente do que imaginamos em um primeiro momento.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, se a população global atingir 9,6 bilhões em 2050, poderemos precisar de “o equivalente a quase três planetas [...] para fornecer os recursos naturais necessários para sustentar o estilo de vida atual”. Estudos estimam que 1,3 bilhão de toneladas de todos os alimentos produzidos são desperdiçados todos os anos, e os recursos naturais utilizados para fornecer alimentos estão sendo ameaçados pela pesca excessiva, degradação da terra e muito mais.

As indústrias estão poluindo os suprimentos de água doce do mundo mais rápido do que a natureza pode purificá-los, e o uso excessivo de água está contribuindo para o estresse hídrico global. Além disso, o uso de energia doméstica está contribuindo para 21 por cento das emissões de CO2, um dos principais fatores responsáveis pelo efeito estufa.

Apesar de todos estes dados, muitas pessoas resistem a desenvolver hábitos mais sustentáveis, por acreditarem que fazer este tipo de mudança gera muito trabalho ou que diminuiria o conforto de suas vidas. No entanto, adotar um estilo de vida sustentável é mais simples do que parece, e ainda traz muitos benefícios para a sua saúde e qualidade de vida.

Neste artigo, vamos entender como ajudar o meio ambiente e adotar um estilo de vida mais sustentável sem dificuldade. Confira a seguir!

O que posso fazer para ajudar o meio ambiente?

Existem muitas maneiras de adotar um estilo de vida sustentável. Todos os aspectos da vida, desde a escolha dos alimentos para a dieta, os produtos consumidos, a forma de transporte pela cidade e o local de moradia podem ser repensados para diminuir os impactos do nosso consumo e agir de forma mais harmonizada com o planeta.

No entanto, é importante entender que você não tem que fazer uma grande mudança em tudo o que faz ou compra de uma só vez - e certamente não deve jogar fora coisas em bom estado de uso para trocar por versões mais "sustentáveis". Para ter um estilo de vida sustentável, é necessária uma mudança de hábitos e de rotina, em vez de uma abordagem ao estilo de uma dieta radical.

Ser mais sustentável não é uma meta facilmente alcançada que você pode marcar e passar para o próximo item da sua lista. Pelo contrário: é uma jornada ao longo da vida, de aprender, experimentar, fracassar, começar de novo e compartilhar sua aventura. Enquanto atos pontuais de preocupação ambiental também são importantes, eles são apenas o início de um caminho que deve ser trilhado durante toda a vida. Não se trata sobre um grande ato a ser executado, mas sim o cuidado com as pequenas ações do dia a dia que resultam em um estilo de vida mais sustentável.

O destino pode ser importante para todos nós, mas a jornada - não importa quão lenta ou rápida, é o que conta. A sustentabilidade é uma mudança em nós mesmos, e um objetivo a longo prazo para que a humanidade conviva em maior harmonia com a natureza.

Como ter um estilo de vida mais sustentável em minha rotina?

A grande dúvida permanece: afinal, que mudanças posso fazer para ter um estilo de vida sustentável? Vamos ver algumas dicas:

Consumo consciente

Cada produto que você compra tem uma pegada de carbono de fabricação e vai acabar como resíduo. Dê preferência para itens não descartáveis, de longa vida útil, recicláveis (ou biodegradáveis) e produzidos de forma sustentável. Tudo tem uma vida antes e depois da sua casa, então é hora de pensar além do lixo.

Economize energia

Usando menos energia, você pode ajudar a reduzir as emissões de carbono. Existem várias maneiras de economizar energia em casa, incluindo desligar os aparelhos não utilizados, diminuir o uso de condicionamento de ar, trocar as lâmpadas por opções mais energeticamente eficientes e pendurar roupas para secar em vez de usar uma secadora. Se possível, considere utilizar energia renovável – a instalação de painéis solares em residências é cada vez mais popular, por exemplo.

Cuide da alimentação

A produção de alimentos tem um grande impacto no ambiente em escala mundial. Alguns cuidados que podemos implementar para um estilo de vida sustentável é reduzir o consumo de carne, dar preferência aos produtos orgânicos e produzir os próprios alimentos em casa, com uma pequena horta ou pomar.

Reduza o consumo de água

É possível utilizar várias estratégias para reduzir o consumo de água potável. Além de tomar cuidados extra com o tempo do banho, por exemplo, é possível instalar uma cisterna para aproveitar a água da chuva ou reutilizar a água cinza da casa para limpeza.

Transporte inteligente

Para diminuir o seu uso de combustíveis fósseis, não é preciso vender o carro. Se transportar de forma inteligente é buscar diminuir o número de viagens ao planejar de forma eficiente suas movimentações. Além disso, é interessante buscar formas alternativas de transporte, quando possível, como o uso de transporte público, bicicletas ou até mesmo a caminhada, se o destino não for muito longe.

Casa sustentável

A maneira mais fácil de ter um estilo de vida sustentável é morar em um lugar que ajude você a viver assim. Por isso, temos grande preocupação ambiental ao criar nossos empreendimentos: o Life Residence conta com reuso de água da chuva, coleta seletiva de resíduos, horta e pomar comunitários, bicicletas de uso coletivo, diversas áreas arborizadas e muito mais – tudo para criar um estilo de vida sustentável e mais próximo da natureza.

Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos empreendimentos para ter um estilo de vida sustentável!