Dicas para amenizar a poluição urbana e melhorar a qualidade de vida sem sair do seu apartamento em Itajaí

Para muita gente, “ser sustentável” pode parecer um desafio, pois deixa claro que é necessário repensar nosso modo de vida para diminuir os impactos negativos que geramos no ambiente e na própria cidade. No entanto, contribuir para a redução da poluição e aumentar a qualidade de vida não precisa ser um processo tão difícil assim – e você pode começar mudando pequenas coisas da sua rotina, sem sair do seu apartamento em Itajaí.

E o primeiro passo para qualquer transformação é a informação. Para realizar mudanças no seu modo de vida e começar a ter um dia a dia mais sustentável, isso não é diferente.

Por isso, preparamos este artigo para mostrar que contribuir para um ambiente com menos poluição não é tão difícil quanto parece.

Veja a seguir algumas dicas para mudar a sua rotina e amenizar a poluição urbana sem sair do seu apartamento em Itajaí.

Dar mais atenção ao lixo

A geração de resíduos é uma das maiores preocupações na redução da poluição ambiental e urbana. É necessário ter mais consciência a respeito do lixo que geramos, focando na reciclagem e reaproveitamento dos recursos.

Para que isto seja possível, é essencial realizar a coleta seletiva e buscar alternativas para diminuir sua produção.

Por exemplo, evite usar sacolas plásticas ao ir no mercado levando uma mochila ou ecobag, e dê preferência aos produtos sem embalagem, como comprando legumes e verduras em feiras.

Apoiar iniciativas ecológicas

Já existem várias iniciativas e empresas que estão trabalhando para atuar de forma mais sustentável e amenizar os impactos ambientais da sociedade.

Você pode apoiar estas iniciativas ecológicas de várias maneiras diferentes, seja dando preferência a comprar produtos de negócios ambientalmente corretos, ou conhecendo organizações que buscam contribuir para um mundo mais sustentável e ajudando com doações.

De qualquer maneira, é um exemplo simples de como você pode colaborar no combate à poluição sem sair do seu apartamento em Itajaí.

Valorizar a vegetação

A vegetação tem grande importância no processo de amenizar a poluição urbana, pois ela filtra as partículas tóxicas do ar e gera inúmeros benefícios físicos e psicológicos na população.

Além de valorizar as áreas verdes da sua cidade e procurar por empreendimentos bem vegetados para morar, você também pode contribuir para o verde da cidade do seu apartamento em Itajaí.

Mantenha plantas em casa e estimule o seu condomínio a ter mais áreas de grama e vegetação em vez de lajes concretadas. O meio ambiente e a saúde da sua família sentirão a diferença.

Criar hábitos mais sustentáveis na rotina

Existem inúmeros exemplos de hábitos que podemos mudar para contribuir com o meio ambiente.

Além de usar mais transportes coletivos ou não motorizados, você pode investir em aparelhos mais energeticamente eficientes para a casa e reaproveitar embalagens de vidro ou plástico como vasos de plantas ou armazenamento de objetos, por exemplo.

Outras mudanças que você pode fazer no seu lar e na sua rotina são o consumo de alimentos de produção familiar e local, que usam menos agrotóxicos e produzem menos impactos com o seu transporte, assim como a instalação de uma composteira na sacada ou no quintal do prédio.

Já existem vários modelos acessíveis e bonitos, que podem se tornar parte da decoração enquanto ajudam a adubar uma pequena horta caseira ou o seu jardim particular.

Apartamento em Itajaí: um lar mais sustentável

A forma que moramos também tem grande influência na nossa capacidade de ter uma rotina mais sustentável.

Com os avanços da tecnologia, já é possível instalar painéis de geração de energia solar, tetos verdes e sistemas de reaproveitamento de água da chuva em praticamente qualquer construção para diminuir o seu consumo de recursos, por exemplo.

Entretanto, existem várias outras maneiras mais simples de morar com mais sustentabilidade, com cuidados para a coleta de resíduos e espaços bem vegetados, por exemplo.

Ao escolher o seu próximo apartamento em Itajaí, questione a construtora a respeito das soluções que ela implementou no empreendimento para estimular uma vida mais sustentável, e que ações tomou para diminuir os impactos ambientais do próprio processo de construção.

Assim como todos os outros produtos e serviços da sua rotina, o seu lar também pode e deve ser escolhido com cuidado para apoiar iniciativas ecológicas e ajudar a amenizar a poluição ambiental urbana.

A Edificart é uma empresa com vários anos de mercado, sendo uma referência no lançamento de empreendimentos diferenciados e cheios de soluções ambientais para os seus moradores.

Veja neste outro artigo as vantagens de um residencial com conceito sustentável e transforme a sua forma de morar em um apartamento em Itajaí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 6 =

plugins premium WordPress

Tenho interesse