25MAI

5 dicas de decoração para a sua casa ficar mais sofisticada

Todo mundo quer uma casa bem decorada e sofisticada, não é mesmo? Mas, sem algumas dicas de decoração, transformar seus ambientes para que fiquem mais belos e elegantes pode ser um desafio e tanto.

Com algo tão simples como uma parede de destaque, uma lâmpada bem localizada ou uma nova almofada, todo o seu espaço pode ficar dentro das últimas tendências da atualidade, enquanto conserva uma característica atemporal e refinada. No entanto, entender como estas ideias podem ser aplicadas com eficiência para criar ambientes diferenciados nem sempre é uma tarefa simples.

Por isso, neste artigo nós reunimos 5 dicas de decoração para você entender como ideias simples podem tornar qualquer espaço em um ambiente requintado e único. Confira a seguir!

Dica 1 - Tenha uma paleta de cores


A cor pode transformar rapidamente uma sala simples em um espaço impressionante, mas selecionar a paleta certa costuma ser um desafio. Neste sentido, uma das dicas de decoração mais importantes é que as opções de cores internas são altamente subjetivas, o que significa que não há maneira certa ou errada de selecionar um esquema de cores para o seu espaço.

Você não precisa necessariamente seguir teorias de design ou a roda de cores para criar uma combinação bem-sucedida. A consideração mais importante é encontrar uma paleta de cores que pareça certa para você. Procure por referências de paletas de cores para ambientes em imagens na internet ou em revistas, busque inspiração no trabalho de decoradores profissionais, ou replique a paleta de obras de arte ou de peças que você já possui e gosta da sua casa.

Dica 2 - Flores e plantas

Quando se trata de um bom design de interiores, você nunca pode subestimar a importância de ter plantas como parte de sua vida diária. Além de seu valor estético, as plantas melhoram a qualidade do ar, e oferecem variados benefícios para a saúde – que vão desde a redução da pressão arterial até a energização da mente, assim como o incentivo a um sono mais profundo e saudável.

As plantas trazem consigo muitas vantagens como acessórios de decoração, incluindo a gama de cores e texturas que podem oferecer. Mas uma das melhores coisas sobre as plantas é a versatilidade que oferecem em termos de escala, uma vez que podem ser pequenas o suficiente para realçar uma escrivaninha ou pequenas prateleiras, ou podem ser grandes a ponto de ocupar um espaço próprio. Brinque com as suas cores e formas para criar ambientes com mais harmonia, vida e energia.

Dica 3 - Aposte no minimalismo

Uma das dicas de decoração mais populares nos últimos anos é o minimalismo. O estilo de decoração minimalista é um exercício de contenção, onde espaço, iluminação e objetos desempenham papéis igualmente importantes.

Este estilo exige que você reduza seus móveis ao essencial para que fique com um conjunto de objetos selecionados que proporcionam o máximo impacto. Longe de ser chato ou tedioso, esse estilo entrega um resultado arrojado, funcional e altamente memorável.

Para alcançar este efeito, use uma paleta de cores restrita e limpe os espaços, criando foco em algumas peças de destaque, e não em vários itens. No entanto, decorar uma casa minimalista não significa que você precisa evitar decorações e cores brilhantes. A regra é simplesmente usar elementos decorativos como destaque e não sobrecarregar sua casa com muitas coisas.

Dica 4 - Textura é fundamental

Para simplificar, adicionar textura significa criar mais interesse visual, sendo que você pode fazer isso de várias maneiras - mas a chave é a diversidade entre os objetos e acabamentos em seu espaço.

Algumas dicas de decoração para adicionar mais textura aos seus ambientes podem incluir utilizar tapetes, incluir mais plantas e brincar com padrões. Outra ideia é incorporar peças artesanais e rústicas, aproveitando a identidade que as texturas únicas destes artigos podem oferecer ao espaço.

Dica 5 - Iluminação decorativa

Quase todos os ambientes podem se beneficiar da aplicação de algumas dicas de iluminação de design de interiores. Ao planejar um arranjo de iluminação adequado para o seu espaço, ele será mais funcional e, ao mesmo tempo, criará o clima certo para a ambientação desejada.

Balance a utilização de luminárias de teto, arandelas de parede, fitas de led no gesso ou nos móveis, e focos de luz para destacar pontos focais ou superfícies de trabalho. Uma maneira fácil e barata de controlar a luminosidade do ambiente é o dimmer, que permite aumentar ou diminuir a intensidade das lâmpadas para criar o clima certeiro em cada ocasião.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!